Agricultura e agricultores pilares da socioeconomia rural

Agricultura e agricultores pilares da socioeconomia rural

23.09.2021

A Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (AGRI) nomeou Isabel Estrada Carvalhais relatora para o relatório de iniciativa do Parlamento Europeu sobre a comunicação da Comissão Europeia relativa à visão de longo prazo para as zonas rurais da União.

“É um sinal político importante porque vem colocar as zonas rurais no centro do debate europeu e traz pela primeira vez uma visão integrada e multidisciplinar para as zonas rurais”, lembra a deputada.

De acordo com a Comissão Europeia, a visão de longo prazo publicada em julho deste ano, pretende identificar os desafios e questões, mas também as oportunidades do mundo rural, com o objetivo de o tornar mais forte, conectado, resiliente e próspero.

Embora destaque alguns aspetos positivos da comunicação, como a aposta no desenvolvimento digital e a proposta de um novo Pacto Rural focado nas zonas remotas e despovoadas, Isabel Carvalhais considera porém que “falta concretização, sobretudo no que se refere à atenção dada à agricultura e aos agricultores que são dos pilares mais importantes da socioeconomia rural”.

A deputada sublinha ainda que o desenvolvimento eficaz e harmonioso do meio rural exige “articulação e coerência entre as diferentes políticas de uma estratégia integrada, de modo a melhorar a atratividade do meio rural em termos de condições de trabalho e de vida, em especial para os mais jovens”.